Canadiana Michaëlle Jean eleita secretária-geral da OIF

Dakar, Senegal (PANA)   - Uma canadiana, Michaelle Jean, foi eleita neste domingo secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF) para um mandato de quatro anos, soube a PANA de fonte oficial em Dakar.

A eleição, por consenso, de Michaelle Jean ocorreu durante a Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da OIF que decorreu de 29 a 30 de novembro corrente na capital senegalesa.

Primeira mulher a ocupar este cargo, Michelle Jean sucede assim a Abdoulaye Diouf, ex-Presidente do Senegal, que exercia estas funções desde 2002.

Michaelle Jean, de 57 anos de idade,  foi governadora geral do Canadá, ou seja a representante da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, de 2005 a 2010.

Ela é, desde outubro de 2010, a enviada especial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Haiti, seu país de origem, indica-se.

Michaëlle Jean torná-se na terceira secretaria-geral da OIF, após Abdou Diouf e o Egípcio  Boutros Boutros Ghali., devendo ser empossada a 1 de janeiro de 2015.

Esta eleição foi um dos momentos mais esperados da cimeira realizada durante dois dias na presença de 40 chefes de Estado e de Governo.

Estiveram na corrida para esta cadeira Jean-Claude de L'Estrac, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros das ilhas Maurícias e secretário-geral da Comissão Oceano Indico (COI), Pierrette Buyoya, ex-Presidente do Burundi, Henri Lopes, ex-primeiro-ministro da República do Congo e embaixador em França, e Augustin Nze Nfumu, ministro da Informação da Guiné Equatorial.

-0- PANA AAS/AAS/FK/DD 30nov2014

30 november 2014 19:27:23




xhtml CSS