Canadá reforça sistema judicial no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Canadá reatualizou a sua cooperação com o Ministério maliano da Justiça e Direitos Humanos, pondo à disposição do setor da Justiça quatro biliões e 300 milhões de francos CFA, ou seja, nove milhões e 425 dólares canadianos, durante uma cerimónia de assinatura de convenção quinta-feira em Bamako, soube a PANA de fonte oficial.

Estes fundos serão utilizados nos períodos 2010-2019 para a aplicação do programa de emergência para o reforço do sistema judicial e do Acordo para a Paz e Reconciliação Nacional saído do processo de Argel.

Esta assinatura de convenção modifica o entendimento de contribuição para o financiamento do plano operacional 2010-2014 no programa decenal de desenvolvimento da Justiça (Prodej) que terminava a 31 de dezembro de 2014.

O programa articula-se em redor da consolidação do poder judicial e do Estado de Direito, da proteção dos direitos humanos e da promoção da luta contra a impunidade, a corrupção e a delinquência financeira bem como da comunicação no programa de emergência para o reforço do sistema judicial e aplicação do acordo para a paz e a reconciliação nacional no Mali.

A cerimónia de assinatura de convenção foi liderada pela ministro maliano da Justiça e Direitos Humanos, Sanogo Amina Mallé, na presença do encarregado de negócios de Negócios da Embaixada do Canadá no Mali, Miriam Van Nie.

-0- PANA GT/BEH/MAR/IZ 10junho2016

10 Junho 2016 17:17:35


xhtml CSS