Canadá financia pequenos perímetros irrigados no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Canadá vai conceder ao Mali cerca de 36 biliões de francos CFA (perto de 72 milhões de dólares americanos) para estimular a irrigação de proximidade, soube a PANA, segunda-feira, em Bamako.

Para o efeito foi assinado na capital maliana um acordo de intenção de financiamento pelo ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Zahabi Ould Sidi Mohamed, e pelo embaixador do Canadá no Mali, Louis de Lorinier.

Este financiamento será depositado no Fundo Alemão já disponível para realizar nomeadamente pequenos perímetros irrigados, pistas rurais e armazéns.

Segundo o diplomata canadiano, o programa a financiar contribuirá para uma exploração economicamente rendível de ordenamentos hidroagrícolas através de uma produção adaptada às necessidades dos consumidores.

Este apoio ao Programa Nacional de Irrigação de Proximidade (PNIP) far-se-á através do projeto de Reforço da Agricultura Irrigada no Mali (REAGIR) e terá uma duração de cinco anos.

De acordo com o embaixador do Canadá, o mesmo parte de uma experiência piloto com o PNIP a concluir dentro de alguns dias e que se revelou muito convincente.

Além do Canadá, a Alemanha já participa no programa «REAGIR» através das suas agências de cooperação GTZ e KFW que totalizam cerca de 25 anos de experiência nesta área no Mali.

Em 2012, cerca de 70 mil agricultores beneficiaram de projetos de irrigação de proximidade graças à cooperação alemã, e o total da sua produção elevou-se apara 130 mil toneladas de arroz.

O embaixador alemão, Gunter Léo Overfeld, saudou a boa coordenação dos financiamentos entre os doadores de fundos.

A assinatura deste acordo conclui o financiamento do programa de irrigação de proximidade e marca a retomada da cooperação bilateral entre o Mali e estes países, após a sua interrupção depois do golpe de Estado de 22 de março de 2012.

-0 – PANA GT/BEH/CJB/IZ 24mar2014

24 Março 2014 21:59:28


xhtml CSS