Campeão de golfe sul-africano homenageia Mandela

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - O Sul-africano Ernie Els, campeão em título do British Open e que tentará conservar o seu troféu na abertura deste torneio quinta-feira em Muirfield, na Escócia, prestou uma vibrante homenagem ao ícone internacional Nelson Mandela, que festeja os seus 95 anos quinta-feira.

Falando terça-feira à imprensa no termo duma sessão de treino, Els declarou que Mandela desempenhou um papel enorme nos êxitos desportivos da África do Sul pós-apartheid.

Els e Mandela mantêm uma relação calorosa há anos.

Quando o campeão de golfe, denominado "The Big Easy", ganhou o seu primeiro torneio maior, o US Open, dois meses depois das primeiras eleições democráticas do país organizadas em abril de 1994, Mandela foi um dos primeiros a lhe telefonar para o felicitar.

No ano passado, quando Els venceu o British Open em Royal Lytham ele prestou uma homenagem comovente a Madiba.

Reconhecendo que ele faz parte duma geração de Sul-africanos que cresceu sob o regime do apartheid e viveu a dolorosa transição para a democracia, Els disse: "penso que é muito importante para nós estarmos onde estamos enquanto nação e enquanto desportistas".

O golfista número um mundial, o Americano Tiger Wods, que é igualmente um antigo campeão em título do British Open, declarou à imprensa que foi convidado para visitar Mandela em 1998 na sua residência de Joanesburgo e que continua "emocionado" pela sua presença e pela sua energia.

O ex-Presidente sul-africano está num estado crítico mas estável num hospital de Pretória, onde ele está a ser tratado por uma infeção pulmonar desde o mês de junho.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 17julho2013

17 Julho 2013 19:00:57




xhtml CSS