Campanha nacional vai introduzir mosquiteiro impregnado no Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- Uma campanha nacional para a introdução do mosquiteiro impregnado será lançada em Fevereiro em Ponta-Negra com vista a contribuir para a luta contra o paludismo, uma das primeiras causas de mortalidade no Congo, soube-se sábado em Brazzaville.
Segundo o representante do Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), Raymond Janssens, este organismo dispõe já de um grande número de mosquiteiros impregnados nos seus depósitos na capital congolesa para o lançamento da operação.
Uma vez lançada a operação, toda família que pretenda adquir poderá obtê-lo à preço oficial de 7.
000 F CFA (11,5 Dólares americanos).
O mosquiteiro impregnado constituí um dos meios de prevenção mais eficazes contra o paludismo, estimam os peritos.
"O mosquiteiro impregnado é um meio de prevenção familiar, porque pode facilmente abrigar mais de três adultos.
No Congo, há 550 mil famílias, se cada uma delas pudesse adquirir um mosquiteiro, a mãe e as crianças seriam já protegidas contra o paludismo.
Cada família no Congo precisará no mínimo de dois mosquiteiros para se abrigar facilmente dos insectos vectores de doenças", salientou Janssens.
O funcionário onusino indicou que a segunda campanha do UNICEF em 2003 no Congo versará sobre a luta contra a SIDA.
"Não será mais uma campanha, mas um reforço das que já existem", acrescentou.
Segundo Janssens, esta dupla campanha é realizável com o concurso da vontade nacional que deverá acompanhar os esforços do UNICEF.
Também apelou às ONG experientes nesta matéria para redobrarem os seus esforços consoante às metas traçadas.
Fazendo o balanço das acções do seu organismo durante o ano transacto, Raymod Janssens congratulou-se com os "resultados interessantes" obtidos, porque o ano 2002, consagrado à vacinação das crianças contra a poliomielite, permitiu atingir, e até mesmo ultrapassar, as metas.
Assim, mais 680 mil crianças foram vacinadas durante as três jornadas nacionais de vacinação sincronizadas, um número nunca atingido desde 1996.

25 Janeiro 2003 13:19:00


xhtml CSS