Campanha de vacinação contra sarampo em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - As autoridades de saúde em Cabo Verde apelaram nos últimos dias à população para que faça a vacinação completa contra o sarampo, devido ao surgimento de um surto desta doença em Portugal, país com o qual o país tem uma forte ligação, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.

Citado pela agência cabo-verdiana de notícia (Inforpress), o coordenador nacional de Luta Contra as Doenças de Transmissão Vetorial, António Moreira, explicou que "com esta situação em Portugal, é evidente que alertamos e apelamos às populações, sobretudo àquelas que não fizeram o calendário vacinal completo, para se aproximarem dos serviços de saúde a fim de reforçar a prevenção contra o sarampo".

O clínico precisou que, devido à "muito forte" ligação de Cabo Verde à comunidade portuguesa, as autoridades sanitárias do país, que tem uma "boa cobertura" de vacinação contra o sarampo,  estão "atentas", "vigilantes" e a acompanham de perto o que se passa naquele país europeu.

Com base com dados do ministério da Saúde, António Moreira recordou que a última epidemia da doença no arquipélago cabo-verdiano ocorreu entre 1997 e 1998.

Nesse período, todas as ilhas do arquipélago foram afetadas, ou seja um total de oito mil e 873 casos, dos quais quase a metade (45 porcento) crianças menores dos cinco anos de idade, e um total 49 óbitos.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna, mas que pode desencadear complicações e até ser fatal.

-0- PANA CS/DD 21abril2017

21 Abril 2017 10:03:36


xhtml CSS