Camarões acolhem seminário sobre liderança de mulheres no ensino

Yaoundé- Camarões (PANA) -- Um seminário sobre a liderança das mulheres nos sistemas de ensino nos Camarões iniciou-se quarta-feira em Yaoundé sob a égide do Centro Internacional para a Educação das Raparigas e Mulheres em Ágfrica (CIEFFA).
O encontro de 13 dias vai permitir às participantes, estimadas em cerca de 30 mulheres, ser mais eficazes nas suas comunidades e no exercício das suas funções e responsabilidades, explicou Elisabeth Aminata Ouedraogo do CIEFFA.
A vida pública está quase monopolizada pelos homens em razão das barreiras socioculturais que visam manter as mulheres num papel do segundo plano, indignou-se a burkinabe Ouedraogo, sublinhando que a promoção da boa gestão dos assuntos públicos não se pode fazer sem a participação das mulheres que representam mais da metade das populações africanas.
Para ela, é enorme o benefício económico que a sociedade perde quando as mulheres são excluídas das estratégias de desenvolvimento e das instâncias de tomada de decisões.
O CIEFFA foi criado em Julho de 2000 em Ouagadougou (Burkina Faso) com as missões de coordenar acções a favor da promoção da educação das raparigas e das mulheres, assim como da integração da abordagem do género nas políticas e nos programas de desenvolvimento.

25 Abril 2007 22:47:00


xhtml CSS