Camarões à procura de $ 2,549 biliões para modernizar sua agricultura

Yaoundé, Camarões (PANA) – Os Camarões pretendem mobilizar um trilião e 500 biliões de francos CFA (cerca de dois biliões  e 549 milhões de dólares americanos) para modernizar a agricultura, soube a PANA junto do Ministério da Agricultura em Yaoundé.

Para o efeito, a capital camaronesa vai acolher, de 16 a 17 de setembro próximo, uma conferência de mobilização de recursos denominada “Business Meeting”, que vai reunir os parceiros de desenvolvimento e os atores do setor agrícola e  rural nacional.

Os recursos a serem mobilizados com a realização desta conferência são necessários para o financiamento do Plano Nacional de Investimento Agrícola (PNIA), indicou a fonte.

Segundo o ministro camaronês da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lazare Essimi Menye, o PNIA, adotado em 2014, constitui a estratégia de execução das prioridades nacionais em matéria de  desenvolvimento agrícola.

Só a elaboração deste plano, nomeadamente, o planeamento das suas atividades, disse, está bloqueada  por um défice financeiro que poderá ser colmatado pelo «Business Meeting » de Yaoundé.

Lembrou que o PNIA pretende desenvolver as capacidades agrícolas já presentes pela promoção da produção  utilizada localmente e da exportada, daí o desafio da modernização através da mecanização e da transformação dos produtos agrícolas.

O Estado camaronês, através do PNIA, pretende acompanhar o setor agrícola na redinamização da produção e da transformação dos produtos agrícolas. Além disso, trata-se de promover e de encorajar a produção e a distribuição da semente,  a mecanização e a comercilização,  e de construir as estradas  de desencravamento das bacias de produção para as abrir aos mercados.

-0- PANA EB/BEH/FK/IZ 01julho2015

01 Julho 2015 18:01:53


xhtml CSS