Agência Panafricana de Notícias

Calma regressa de forma progressiva à cidade mauritana de Kaédi

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Após vários dias de motins marcados pela destruição de bens públicos e privados e por uma repressão das forças da ordem, a calma começou a voltar progressivamente esta quarta-feira à cidade de Kaédi, a 430 quilómetros a sudeste da capital mauritana, Nouakchott, soube a PANA de fontes concordantes.

O mercado e os estabelecimentos comerciais estão abertos e as populações realizam tranquilamente os seus afazeres, segundo um alto responsável mauritano contactado por telefone pela PANA.

Nos últimos dias, a coordenação do movimento juvenil « Não Toque na Minha Nacionalidade », que organiza uma série de manifestações contra um recenseamento da população julgado « discriminatório e racista contra as populações negras do vale do rio », realizou várias reuniões com as autoridades provinciais.

Durante estes encontros, « os graves incidentes » dos dias passados foram deplorados pelas duas partes, que reconheceram, no entanto, o direito a manifestações pacíficas e controladas.

Terça-feira, as forças da ordem dispararam contra manifestantes, fazendo um morto e vários feridos, na cidade de Maghama, a 120 quilómetros a leste de Kaédi.

Apesar destes distúrbios, o Governo decidiu prosseguir a tão criticada operação de censo populacional.

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 28set2011