Calma regressa a Tripoli após confrontos na estrada do aeroporto

Tripoli, Líbia (PANA) – A situação estabilizou-se na estrada do aeroporto de Tripoli após confrontos entre combatentes da cidade de Zentane e o Exército nacional líbio, anunciou um membro da célula das operações de Tripoli, Nasser Al-Moukatel.

Este regresso à calma foi obtido graças à intervenção do presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustapha Abdeljelil, precisou Nasser Al-Moukatel citado pelo jornal
« Qurayna Al-Jedid ».

Segundo Al-Moukatel, os confrontos entre uma milícia de Zentane, que controlava o aeroporto, e o Exército dirigido pelo chefe do Estado-Maior, Khalifa Hafter, ocorreram sábado após a chegada em força das forças lealistas numa altura em que os combatentes eram supostos entregar alguns organismos governamentais ao CNT.

Ele acrescentou que os combatentes de Zentane desejavam que a operação de entrega destes edíficos fosse organizada na presença da imprensa, mas a reação do Exército cumplicou a situação, o que conduziu à utilização da força e um tiroteio.

Nasser Al-Moukatel indicou que, segundo testemunhas, os confrontos fizeram mortos dos dois lados, bem como feridos.

A proliferação de armas na capital líbia, Tripoli, e a presença de grupos armados colocam, há vários meses, problemas às novas autoridades que instaram as milícias vindas das outras regiões a regressar às suas cidades respetivas.

Excedidos pela circulação das armas nas suas cidades e pela multiplicação dos incidentes entre milícias rivais, os cidadãos de Tripoli iniciaram desde quinta-feira passada manifestações populares para exigir a dissolução das milícias e a sua integração no Exército nacional em gestação.

-0-PANA BY/SSB/MAR/TON 11dezembro2011

12 Dezembro 2011 12:55:08


xhtml CSS