Caixas bancários automáticos aumentam 7,3% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O número dos Caixas Automáticos (ATM) em Cabo Verde aumentou, no ano passado, em mais de 7,3 porcento, resultado da instalação de mais três mil Terminais de Pagamentos Automáticos (POS), apurou a PANA segunda-feira de fonte do banco central cabo-verdiano.

Os dados avançados pelo Banco de Cabo Verde (BCV) referentes ao relatório sobre o sistema de pagamentos dão conta de que, nos últimos cinco anos, o número de ATM e de POS cresceu em média 13,4 porcento e 33,3 porcento, respetivamente.

O relatório do BCV revela que, em 2012, manteve-se a mesma tendência de crescimento dos meios e instrumentos de pagamento, caraterizada pela evolução crescente da utilização de instrumentos eletrónicos, particularmente os cartões de pagamento.

O BCV assinala que a rede Vinti4, por enquanto a única partilhada de ATM e POS existente no país, vem revelando um “grande potencial de desenvolvimento e  abrange um número cada vez maior de serviços”.

Vinti4 é uma rede interbancária que permite ao cliente bancário e portador de cartões eletrónicos o acesso à sua conta e à realização de operações 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano.

A rede, que está em funcionamento desde 1999, serviu para a massificação dos pagamentos eletrónicos em Cabo Verde.

Este facto está "comprovado pela análise dos indicadores de expansão e crescimento, a nível da utilização dos serviços, do alargamento e reforço da cobertura a todas as ilhas e, ainda, pela introdução de novas soluções que contribuem para a eficiência do sistema de pagamentos nacionais”, indica o BCV no seu relatório.

Neste momento, a rede de caixas automáticos assegura uma cobertura em todas as ilhas e municípios do arquipélago e disponibiliza, através dos seus terminais, serviços e funcionalidades aos seus utilizadores, incluindo o levantamento de numerário.

As transferências bancárias, o pagamento de serviços, a consulta de saldos e de movimentos, o carregamento móvel e a consulta do NIB/IBAN fazem igualmente parte dos serviços cobertos.

-0- PANA CS/IZ 19ago2013

19 Agosto 2013 14:48:27


xhtml CSS