Cabo-verdiano conclui ligação entre as ilhas em kitesurf

Praia, Cabo Verde (PANA) –  O kitesurfista cabo-verdiano Mitú Monteiro, antigo campeão mundial desta modalidade do desporto náutico, regressou domingo ao Sal, sua ilha natal, depois de concluir, com êxito, a ligação entre todas as ilhas e ilhéus do arquipélago, apurou a PANA de fonte desportiva.

Mitú Monteiro iniciou a aventura a partir da baía da Palmeira, no Sal, acompanhado de dois barcos de apoio, munido também de um transponder e GPS, para além de foguetes luminosos.

A primeira etapa da travessia foi o percurso entre as ilhas do Sal e de Santo Antão, a que se seguiu a ligação entre Santo Antão e São Vicente, seguindo depois para São Nicolau, Boavista, Maio, Santiago, Fogo e Brava.

Pelo meio, o atleta, que teve também a companhia de uma equipa de filmagem que captou imagens de pontos pitorescos, especialmente, de cada uma das ilhas do arquipélago, escalou também os ilhéus desabitados do arquipélago.

A soma de todos os percursos que o kitesurfista fez para ligar Cabo Verde na sua prancha, ao longo de 17 dias, ronda as 24 horas.

Em declarações prestadas no seu regresso à ilha do Sal, onde foi acolhido em apoteose por um grande número de amigos e admiradores, Mitú Monteiro disse ter sido uma boa aventura porque, afirmou, apesar das dificuldades enfrentadas em algumas partes do percurso, ele pôde conhecer os recanto e as particularidades que cada uma das ilhas do arquipélago oferecem aos seus visitantes e residentes.

Todo o trajeto feito pelo kitesusrfista será exibido no próximo ano num documentário que está a cargo da empresa francesa Saint-Thomas Productions.

Para além disso, Mitú Monteiro espera que esse seu feito possa também levar o seu nome a ser inscrito no livro de recordes Guiness.

Este ano, Mitú Monteiro ficou em 4º lugar no Circuito Mundial de Kitesurf 2015,  prova realizada, em março passado, em Dakhla, Marrocos. Ele foi campeão Mundial em 2008, vice-campeão por três vezes e detentor da medalha de bronze no último campeonato do Mundo.

-0- PANA CS/IZ 25maio2015

25 Maio 2015 21:57:38


xhtml CSS