Cabo Verde vacina 52 mil e 356 crianças contra poliomielite

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite realizada em Cabo Verde de 11 a 14 do corrente mês permitiu vacinar 52 mil e 356 crianças dos zero aos cinco anos, informou quinta-feira uma fonte sanitária.
Esta cifra representa 81,5 por cento das 64 mil e 471 crianças inicialmente previstas para imunização durante a campanha.
A responsável da campanha, Yorleidis Rosabal, disse que a primeira fase, que será seguida duma outra entre 9 a 12 de Dezembro, decorreu sem nenhum constrangimento graças à colaboração dos técnicos e da população.
"Mesmo com a campanha porta-a-porta, muitos pais procuraram os centros e postos de saúde para vacinar os filhos", salientou.
A campanha faz parte dum programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação da poliomielite na África Subsariana.
Embora dados oficiais indiquem que em Cabo Verde não se registou nenhum caso de poliomielite desde o ano 2000, as autoridades sanitárias do arquipélago mantêm uma "vigilância activa" face aos riscos resultantes dos surtos da doença que provoca a paralisia infantil na região oeste-africana.
Segundo a OMS, o vírus causador da doença é actualmente endémico em apenas seis países (Nigéria, Níger, Egipto, Índia, Paquistão e Afeganistão), enquanto em 1988, aquando do lançamento da Iniciativa Mundial para a Erradicação da Poliomielite, esta situação se verificava em mais de 125 países.

18 Novembro 2005 13:23:00




xhtml CSS