Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ultrapassa 1.000.000 de hóspedes em estabelecimentos hoteleiros

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou, em 2023, pela primeira vez, mais de 1000.000 de hóspedes em estabelecimentos hoteleiros, segundo o Instituto Naciinal de Estatísticas (INE).

Segundo dados publicados quarta-feira última pelo INE, o ano de 2023 fechou com 1.010.739 hóspedes, que proporcionaram 5.150.806 dormidas, ou seja um aumento de 26 por cento, contra os  20,9 por cento do ano anterior.

Os números superam também os valores pré-pandémicos (pré-covid-19), face ao ano de 2019, que registou um crescimento de 23,4 por cento no número de hóspedes e um acréscimo de 0,7 por cento no número de dormidas.

O Reino Unido manteve-se, em 2023, como principal país de proveniência de turistas, mas os Romenos destacaram-se com a maior permanência em Cabo Verde, com uma estadia média de 6,5 noites.

A ilha do Sal continua a ser a ilha mais procurada, representando 57,1 por cento das entradas em estabelecimentos hoteleiros.

Os hóspedes permaneceram, em média, cinco noites em hotéis, e a taxa de ocupação por cama, em média, foi de 52 por cento.

Os números da hotelaria estão em linha com os referentes à entrada de turistas, anunciados pelo ministro do Turismo, Carlos Santos, em entrevista à Lusa (Agência de notícias de Portugal), em fevereiro último, quando anunciava que "Cabo Verde bateu um novo recorde de visitantes, com mais de 900.000 turistas, em 2023."

As previsões apontam para um crescimento sustentado do turismo em Cabo Verde, desde que haja investimentos em alojamentos e outras infraestruturas para responder à procura, defendeu o governante

A nível internacional, prosseguiu, o objetivo é "consolidar os mercados europeus, responsáveis por mais de 90% dos turistas que viajam para o arquipélago, mas também captar visitantes de países africanos e americanos, tais como, o Brasil e os Estados Unidos."

O turismo, setor responsável por cerca de 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, centra-se nas ilhas do Sal e de Boavista, disse o INE.

-0- PANA CS/DD 28março2024