Cabo Verde solidariza-se com vítimas de terramoto em Itália

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde manifestou quarta-feira às autoridades italianas a sua solidariedade pelas vítimas do terramoto de segunda-feira na região de Abruzza, sobretudo a capital Áquila, que fez mais de 200 mortos, desaparecidos e elevados prejuízos materiais, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.
A solidariedade cabo-verdiana consta duma mensagem de condolências enviada pelo primeiro-ministro do arquipélago, José Maria Neves, ao seu homólogo italiano, Sílvio Berlusconi, quarta-feira.
“Nesta hora de luto e de dor, rogo-lhe que aceite as minhas sentidas condolências que, em nome do Governo de Cabo Verde e em meu nome próprio, desejo endereçar a Vossa Excelência e, por seu intermédio, às famílias enlutadas”, escreve José Maria Neves.
O Governo de Cabo Verde, país que possui uma numerosa comunidade residente em Itália, informou também que, desde que tomou conhecimento do terramoto e das suas consequências, deu orientações à Embaixada do arquipélago em Itália para apurar a eventual presença de Cabo-verdianos entre as vítimas da tragédia.
De acordo com uma fonte da representação diplomática cabo-verdiana em Roma, até ao momento, a Embaixada obteve a informação, ainda por confirmar, de que há pelo menos uma família originária do arquipélago envolvida mas não afectada, assim como uma cidadã também não afectada pessoalmente mas cuja residência ruiu na sequência do abalo sísmico.
Entretanto, a Embaixada de Cabo Verde já pôs em marcha um processo de consultas junto da comunidade cabo-verdiana residente em Itália com vista ao lançamento de uma campanha de recolha de fundos, a favor dos sinistrados, ideia que, segundo a fonte, ”foi entusiasticamente apoiada por todos os já consultados”.
A este processo de consultas seguir-se-á uma reunião, quinta-feira, em Roma, entre todos os interessados residentes na capital italiana, em coordenação com os das outras regiões, para a programação das acções a serem levadas a cabo com vista ao sucesso da referida campanha.

08 Abril 2009 21:44:00


xhtml CSS