Cabo Verde sobe duas posições no index sobre conetividade digital

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde passou da 87ª para a 85ª posição no Index 2016 da Fórum Económico Mundial sobre a conetividade digital no mundo,  em que são analisados 139 países, segundo o Relatório Global de Tecnologias da Informação que acaba de ser divulgado.

Cabo Verde, que a nível de África posiciona-se em sexto lugar, atrás das ilhas Maurícias (49), Seicheles (74), Marrocos (78) e Rwanda (80) manteve, no entanto, a mesma pontuação (3,8) obtida no ano passado.

O documento salienta que o arquipélago apresentou este ano avanços na utilização individual, no ambiente de negócio e inovação, no preparo tecnológico em termos de acessibilidade e competências, bem como no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a nível da governação.

O relatório destaca também a competição a nível dos serviços de telefonia e de internet em que Cabo Verde está bem classificado no ranking.

No entanto, o documento reconhece que, a nível das infraestruturas, “o desempenho de Cabo Verde tem sido fraco, com realce para a questão da produção e o elevado custo da energia, a qualidade da conexão à Internet, que constituem ainda desafios a vencer”.

Desde 2001, que o Fórum Económico Mundial publica o seu Relatório Global de Tecnologia de Informação, que mostra o que os países têm feito para se preparar para um futuro digital.

A intenção da pesquisa é saber como o desenvolvimento tecnológico tem impactado e beneficiado as economias nacionais, além do bem-estar das populações.

Para o efeito, são avaliados os principais pontos a serem trabalhados por cada nação para fazer melhor uso das tecnologias de informação e da comunicação.

No total são analisadas quatro categorias, designadamente, o ambiente geral para uso e geração de novas tecnologias (político, regulatório, empresarial e inovação); o preparo tecnológico em termos de infraestrutura, acessibilidade e competências; o uso das TIC pelos três grupos de “stakeholders” (governo, setor privado e pessoas físicas); e o impacto económico e social das novas tecnologias.

O Index 2016 do Fórum Económico Mundial é liderado pela Singapura.

-0- PANA CS/IZ 12ago2016  



12 Agosto 2016 10:45:41


xhtml CSS