Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sem óbito da covid-19 há mais de um mês

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde está há mais de um mês sem registo de óbitos associados à covid-19, anunciou terça-feira o diretor nacional de Saúde do arquipélago, Jorge Noel Barreto.

Falando aos jornalistas na habitual conferência sobre a situação epidemiológica do país, Jorge Noel Barreto revelou que, neste momento, a taxa de letalidade global está em sete por cento com um total de 401 óbitos, sendo que também não há pacientes da covid-19 internados nos hospitais.

Em relação aos dados dos últimos 14 dias, no período de 07 a 20 de março, o responsável sanitário disse que foi analisado um total de 4.727 amostras que dá uma média de 338 amostras por dia, onde foram identificados mais 29 casos novos, uma média de dois casos novos por dia e taxa de positividade de 0,6 por cento.

Nos 14 dias anteriores, de 21 de fevereiro a 06 de março, foi analisado um total de 518 amostras que dá uma média de 366 amostras por dia.

Neste mesmo período foram identificados 38 casos novos, o  que dá uma média de três casos novos por dia e uma taxa de positividade de 0,7 por cento.

“Como podemos constatar pelos números, a taxa de positividade praticamente se mantém, não há uma diferença, apesar de uma ligeira diminuição, comparativamente entre esses dois períodos”, frisou.

Conforme Jorge Noel Barreto, a taxa de incidência acumulada, a nível nacional, está em cinco por 100 mil habitantes, enquanto nos 14 dias anteriores era de sete por 100 mil habitantes.

Em termos da campanha de vacinação, o diretor nacional da Saúde revelou  que, até domingo, 20, foram utilizadas 690.768 doses de vacinas contra a covid-19, o que corresponde a 66 por cento do total de doses recebidas.

Para a primeira dose, há um total de 317.312 adultos vacinados, o que corresponde a 85,7 por cento, e a segunda dose já foi aplicada a 272.627 pessoas,  corresponde ndoa 73,6 por cento, precisou.

Acrescentou que a dose de reforço já foi aplicada a 51.854 adultos, o que dá uma taxa de 14 por cento, tendo em conta a população estimada.

Quanto aos adolescentes, um total de 45.223  já tomaram a primeira dose da vacina (76,4%), e 36.683 a segunda, ou 62 por cento da população alvo.

Tendo em conta esses dados, Jorge Noel Barreto afirmou que a situação epidemiológica no país ainda se mantém com uma evolução muito positiva.

“O país ainda encontra-se numa situação muito confortável e esperemos que continue assim. A nível internacional e em alguns países europeus a situação está com algum agravamento. Em termos de número de casos, embora não tenhamos verificado uma repercussão em termos de gravidade no funcionamento dos serviços de saúde desses países”, assinalou.

O porta-voz do Ministério da Saúde garantiu que as autoridades sanitárias  estão a seguir de perto a situação da pandemia  a nível mundial, “para precisamente se houver medidas específicas ou adicionais que o país tenha que adotar para que essas medidas sejam adotadas o mais precocemente possível”.

De acordo com a última atualização, o país contabiliza 16 casos ativos da doença, 55,458 recuperados, 401 óbitos, 43 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 55927 casos positivos acumulados, desde o início da pandemia no arquipélago, a 19 de março de 2020.

-0- PANA CS/IZ 22março2022