Cabo Verde representado por delegação ministerial na 29ª cimeira da UA

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde vai fazer-se representar por uma delegação chefiada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, na 29ª cimeira da União Africana (UA) que vai decorrer de 03 a 04 de julho, em Addis Abeba (Etiópia).

A cimeira, que decorre sob o lema “Aproveitamento do Dividendo Demográfico, Investindo na Juventude” , vai ser marcada pela realização de eleições dos comissários da UA para os Assuntos Económicos, e para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, que não foram eleitos na 28ª Cimeira, bem como dos membros da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP).

De entre as principais questões a serem abordadas, à porta fechada, pelos participantes, constam a da integração regional (com enfoque na Zona de Livre Comércio), a situação de paz e segurança no continente, a análise do orçamento, situação humanitária e as reformas estruturais.

No âmbito do debate dos Relatórios sobre “Questões Estratégicas”, Paul Kagame, Presidente da República do Rwanda, vai falar da componente Reforma Institucional da União Africana.

Ainda na cimeira, o Presidente do Níger, Mahmadou Issoufou, vai apresentar o tema relativo às medidas já tomadas para a implementação da ZCLC (Zona de Comércio Livre), enquanto o seu homólogo tchadiano, Idriss Deby Itno, fará a apresentação do tema do ano de 2017 “Aproveitamento do Dividendo Demográfico, Investindo na Juventude”.

Por seu turno, o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, apresentará o relatório sobre a situação de paz e Segurança em África e as ações empreendidas pela UA.

Em cima da mesa estarão ainda a análise sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assim como documento do Conselho de Paz e Segurança da UA quanto à implementação do Roteiro Diretor dos Passos Práticos, Rumo ao Silenciamento das Armas em África, até 2020.

Constam ainda do programa de atividades, reunião do Comité Diretivo da Nepad; Painel de Alto Nível sobre a Igualdade do Género e Empoderamento da Mulher (PAN-IGEM); reunião do Mecanismo Africano de Revisão Paritária (MARP); reunião inaugural do Comité dos Dez Chefes de Estado e de Governo Promotores do Ensino, Ciência e Tecnologia.

-0- PANA CS/IZ 01julho2017


02 Julho 2017 09:36:07




xhtml CSS