Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista um novo óbito de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde volta a registar, terça-feira, mais um óbito por covid-19, depois de vários meses sem a notificação de nenhuma morte resultante de complicações provocadas pela infeção pelo vírus SARS-CoV-2, apurou a PANA de fonte segura.

Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, o óbito foi registado no concelho de Santa Catarina do Fogo.

A mesma fonte revela que, do total de 107 resultados recebidos e analisados pelos laboratórios de virologia do país, somam-se 32 casos novos positivos nos concelhos da Praia (21), Santa Catarina de Santiago (2), São Lourenço dos Órgãos (1), São Filipe Fogo (2), Santa Catarina do Fogo (4) e São Vicente (2).

Em sentido, contrario, há o registo de mais 44 recuperados em todo o país: Praia, 25; Ribeira Grande de Santiago, 2; São Salvador do Mundo, 12; Santa Cruz, 3, e São Lourenço dos Órgão, 2.

Com este mais recente balanço, o país passa a contabilizar 103 casos ativos, 63113 casos recuperados, 414 óbitos, 46 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 63685 casos positivos acumulados.

Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira, existe um total de 92 casos activos da doença no país. A maior parte (42) está localizada na Praia.

Entretanto, as autoridades sanitárias cabo-verdianas já alertaram para o crescimento de número de casos de covid-19 tem crescido nas últimas semanas e não afastam a possibilidade de uma nova variante da doença estar a circular no país.

Segundo a Diretora Nacional de Saúde, Ângela Gomes, “há cerca de cinco a seis semanas epidemiológicas nós estamos a acompanhar um certo aumento de forma consistente, embora em número não ainda tão expressivo dos casos de covid-19”e.

Apesar de considerar que os números não são de alarme, Ângela Gomes disse que estão a ser acompanhadas as questões relacionadas com os tipos de sintomas, para ver a possibilidade de estar a circular no país um outro subtipo de covid-19, mas avançou que os sintomas são leves.

0 – PANA – CS/MAR11 mai 2023