Cabo Verde regista três casos de Dengue em finais de dezembro

Praia, Cabo Verde (PANA) – Três casos de dengue confirmados após análises no laboratório do Instituto Pasteur de Dakar (Senegal) foram registados em Cabo Verde em finais de dezembro último, apurou a PANA, sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte sanitária.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o delegado de Saúde da Praia, Domingos Teixeira, precisou que se trata de casos autóctones de dengue visto que, frisou. as pessoas a quem foi detetada a doença, todas residentes na capital cabo-verdiana, não saíram do país nos últimos tempos.

Desde 2011, Cabo Verde não registava casos de dengue, mas o arquipélago foi fustigado por uma epidemia em 2009 com 21.383 casos suspeitos, dos quais 174 evoluíram para a febre hemorrágica e seis óbitos.

De janeiro a junho de 2010, o país assinalou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe, os que mais casos notaram. Desde 2011, o país não teve casos de dengue.
Nessa altura, as autoridades cabo-verdianas solicitaram o apoio de países e instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS) para debelar a epidemia que acabou por ser controlada.

Na sequência da confirmação de três casos de dengue na cidade da Praia, o Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou que vai reforçar as medidas de luta contra mosquitos vetores transmissores da doença.

Através de um comunicado, o Ministério da Saúde explica que, na sequência da vigilância ativa às doenças transmitidas por mosquitos (arboviroses), nomeadamente dengue, Zika e chikungúnya, foi recebida a 03 de janeiro a confirmação da ocorrência de dois casos de dengue na cidade da Praia, em adultos, residentes nos bairros da Fazenda e Eugénio Lima.

“Os pacientes procuraram os serviços de saúde por terem apresentado sinais e sintomas compatíveis com dengue, o que levou os profissionais de saúde à realização dos exames complementares de diagnóstico no laboratório nacional de virologia que foram posteriormente confirmados pelo laboratório de referência da OMS da região Africana, o Instituto Pasteur Dakar (IPD)”, refere o comunicado.

O ministério adianta que ao todo estão confirmados três casos de dengue e que, do ponto de vista clínico, “todos os casos identificados se encontram atualmente assintomáticos”.

O dengue é transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão da febre-amarela, chikungunya e Zika.

Entre finais de 2015 e meados de 2016, Cabo Verde registou uma epidemia de Zika, tendo-se registado mais de sete mil e 500 casos suspeitos e 15 casos de microcefalia em bebés associada ao vírus.

-0- PANA CS/DD 07jan2017



07 Janeiro 2017 15:55:56


xhtml CSS