Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista mais 36 casos da covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou 36 novos casos positivos da covid-19, todos no concelho da Praia, das 220 últimas amostras analisadas nos laboratórios do país, elevando para 2.583 o total de infeções acumuladas, apurou da PANA de fonte oficial.

O arquipélago diagnosticou o seu primeiro doente com o novo coronavírus, a 19 de março passado.

Na habitual conferência de imprensa para balanço e atualização da situação epidemiológica no país sobre a covid-19, o diretor nacional da Saúde reconheceu que a capital do país continua a registar um número elevado de casos da covid-19.

O responsável da Saúde avançou que, ao contrario da cidade da Praia que tem o registo de mais de 100 casos por semana, nos outros concelhos do país os casos estão a diminuir.

“Eu penso que está a falhar uma maior e melhor responsabilidade da população da Praia, uma melhor fiscalização por falta das autoridades competentes no cumprimento das normas, na circulação nos autocarros, nos supermercados, no ajuntamento de pessoas que acontece aos fins de semana e quase todos os dias”, referiu.

Para ultrapassar essa situação, defendeu que a capital do país precisa de mais e melhor ações, que passam pelo envolvimento e responsabilização da população, mas também das autoridades, como a Proteção Civil, a Polícia e outras forças de segurança, no sentido de fazer cumprir as normas gerais emanadas do Governo.

Na ocasião, o responsável lembrou que o pico da pandemia, em Cabo Verde, aconteceu na semana de 22 a 28 de junho, com um total de 341 casos.

“Dos 341 casos passamos para 267, 265, 275, 199 e nesta última semana, que incluem os dados de hoje, foram registados 218. Não há duvida que estamos a chegar à situação estacionária e estamos a fazer todos os esforços para baixar”, referiu, sublinhando que esse novo patamar está a ser alimentado, sobretudo, no concelho da Praia.

Sobre os dados mais recentes, divulgados terca-feira, Artur Correia anunciou a existência de 645 casos ativos, 501 dos quais em internamento institucional e 134 em isolamento domiciliar.

O país contabiliza ainda 1.911 doentes recuperados, 25 óbitos e dois infetados estrangeiros transferidos para os respetivos países de origem.

Segundo ainda o diretor nacional da Saúde, 18 doentes estão em isolamento hospitalar, dos quais nove em Santa Catarina e outros nove, no Hospital Agostinho Neto, sendo que um se encontra em estado grave.

Acrescentou que foram ainda registados 11 casos suspeitos, sendo dois na Ribeira Grande de Santiago, seis em Santa Catarina, um em São Lourenço dos Órgãos e dois no Sal, e existem ainda 72 amostras pendentes no Sal e cinco em Ribeira Grande de São Nicolau.

-0- PANA CS/IZ 05ago2020