Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista 267 casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – O número de casos de coronavírus (covid-19) aumentou para 267, em Cabo Verde, com o registo terça-feira de mais sete testes positivos, no concelho da Praia, apurou a PANA de fonte oficial.

O concelho da Praia é único do arquipélago onde, nas últimos duas semanas, têm surgido novos casos da doença.   

Segundo o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), de 25 amostras analisadas, 10 são deste concelho e dos quais sete acusaram positivo à covid-19.

As restantes 11 amostras do concelho de São Miguel e uma da Região Sanitária de Santiago Norte testaram todas negativo.

Foram também analisadas três amostras para controlo de doentes em seguimento, sendo que um teste deu negativo e dois outros continuaram a testar positivo.

No balanço da semana epidemiológica no país feito segunda-feira, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, sublinhou que "de semana a semana, há um aumento não muito gritante” de casos de covid-19, em Cabo Verde.

Mas ele assegurou que as autoridades de saúde estão a trabalhar no sentido de mitigar e evitar que haja aumentos bruscos para não pôr em causa o funcionamento do sistema de saúde do país.

Segundo Correia, a taxa de ataque da epidemia, de 18 de março até agora, em Cabo Verde ela é de 0,4 por cada mil habitantes, um valor baixo se comparado com outros países e regiões.

"Portugal, por exemplo, é de 2,7 por mil. Espanha é 5,7 por mil. Em Wuhan, na China, é de 6 por mil e nos Estados Unidos é de 4,2 por mil. No Senegal é de 0,1 por mil", enumerou Artur Correia.

Para Artur Correia, a lenta expansão da covid-19 a nível nacional "não é nenhum milagre, é trabalho que está a ser feito e que está a dar resultados".

Cabo Verde vive atualmente um período de Estado de Emergência, que vigora até à próxima quinta-feira.

O diretor Correia entende que, se todas as medidas que foram preconizadas forem cumpridas pelos cidadãos e o Estado zelar pela sua observância, o país estará a continuar a mitigar o impacto negativo da covid-19 "até conseguirmos, a nível mundial, que essa pandemia seja debelada".

Os 267 casos confirmados em Cabo Verde estão repartidos em 208 na ilha de Santiago (204 na Praia, dois em Tarrafal e dois em São Domingos), 56 na Boa Vista e três em São Vicente.

Até agora, o arquipélago regista 58 recuperações e dois óbitos e, segundo fonte do Ministério da Saúde, todos os doentes da covid-19 estão com evolução clínica favorável. 

-0- PANA CS/IS 12maio2020