Cabo Verde reforça cooperação no domínio da Defesa com Angola

Praia, Cabo Verde (PANA) – A implementação do acordo de cooperação no domínio da Defesa, assinado entre os Governos de Angola e de Cabo Verde, em dezembro de 2013, figura como um dos principais pontos da agenda da visita de três dias que o ministro cabo-verdianos dos Assuntos Parlamentares e da Defesa, Rui Semedo, inicia esta a segunda-feira àquele país.

A PANA apurou de fonte oficial, na cidade da Praia, que a cooperação na Defesa entre os dois países que abrange, sobretudo, a área da formação teve o seu enquadramento legal com a assinatura desse acordo que privilegia também a segurança marítima e o apoio a missões de paz.

Neste âmbito, Angola, para além de dar continuidade à formação de quadros superiores do Ministério da Defesa e das Forças Armadas de Cabo Verde,  vai  reabilitar e modernizar o quartel Jaime Mota, centro histórico da Cidade da Praia, dotando-o com auditório, museu e funções administrativas.

A segurança marítima é outra das áreas de cooperação então definidas, tendo em conta o papel que  os dois países podem desempenhar no corredor do Atlântico Sul e Médio no combate à criminalidade.

Durante a estada em Angola, Rui Semedo terá reuniões de trabalho com o homólogo angolano, João Lourenço, e cumprirá um programa de visitas ao Instituto Superior Técnico Militar, à Escola Superior de Guerra, ao Mausoléu Agostinho Neto, onde estão depositados os restos mortais do primeiro Presidente angolano, e ao Museu de História Militar.

O governante cabo-verdiano, que regressa ao país na próxima quarta-feira, tem também agendado um encontro  com a ministra angolana dos Assuntos Parlamentares, Rosa Luís de Sousa Micolo.

-0- PANA CS/IZ 06abril2015

06 Abril 2015 10:46:58


xhtml CSS