Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde recebe reagentes para retomar testes da covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde recebeu, quinta-feira, reagentes que permitem ao laboratório da virologia, na cidade da Praia, retomar testes de covid-19 (coronavírus), interrompidos desde o inicio da semana, por falta destes materiais, chegados num voo oriundo de Portugal, apurou a PANA de fonte segura no local.

Em declarações à imprensa, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, garantiu que a chegada dos reagentes vai permitir a retomada da atividade do laboratório e aumentar muito mais a capacidade de  diagnósticos no paí”.

Maria da Luz Lima mostrou-se ainda expetante de que as atividades no Laboratório de Virologia da Praia, onde estão pendentes cerca de 400 amostras, sejam retomadas assim que os materiais estiverem disponíveis.

“A equipa do laboratório de virologia já está a postos, se tudo correr bem, vai-se ainda hoje fazer o turno da noite, e amanhã teremos resultados dos dias anteriores”, regozijou a responsável, acrescentando que as amostras pendentes serão divididas por dias de entrada e que os resultados vão ser dados à medida que forem sendo obtidos.

A presidente da INPS anunciou também a chegada de dois aparelhos para testes de covid-19 ao laboratório, o que, segundo ela, vai triplicar a capacidade de resposta dos laboratórios de virologia em Cabo Verde.

“A capacidade vai triplicar, pelo menos, porque temos mais dois equipamentos que têm uma grande capacidade de diagnóstico”, congratulou-se Maria da Luz Lima, acrescentando que um ficará na Praia e que outro será enviado a São Vicente, que, deste modo, passará a ter capacidade de realizar testes na própria ilha.

“Posso dizer que estaremos capazes de fazer perto de 600 testes por dia”, assegurou.

Por seu turno, o diretor do Gabinete de Serviços Farmacêuticos do Ministério da Saúde, Bruno Santos, anunciou a chegada, também no mesmo dia, de mais um voo sanitário, proveniente da China, com cerca de 40 toneladas de equipamentos de proteção individual, no quadro da prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

Segundo uma nota do Governo, estes bens vêm reforçar o abastecimento de todas as estruturas de saúde, da Polícia Nacional e da Proteção Civil.

O referido voo está enquadrado no Projeto de Emergência em Resposta à Covid-19, financiado pelo Governo de Cabo Verde e pelo Banco Mundial (BM) com cinco milhões de dólares americanos.

-0- PANA CS/DD 29maio2020