Cabo Verde recebe equipamentos para apoiar alunos com deficiência

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Ministério da Educação e do Ensino Superior de Cabo Verde (MEES) recebeu segunda-feira da sua congénere de Portugal um conjunto de equipamentos para apoiar alunos com necessidades educativas especiais, soube-se na Praia de fonte oficial.
O donativo enquadra-se num protocolo assinado entre os dois países no ano passado e que prevê o apoio de Portugal a uma educação inclusiva em Cabo Verde.
No âmbito deste apoio, os secretários de Estado da Educação de Portugal, Walter Lemos, e de Cabo Verde, e Octávio Tavares, inauguram segunda-feira uma sala de recurso que vai permitir o atendimento de alunos portadores de deficiências com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para que as crianças com necessidades especiais possam estar integradas no sistema de ensino regular.
A sala que funciona nas instalações do liceu Pedro Gomes, na Achada de Santo António, está equipada com computadores, impressoras e máquinas para o Braille.
O apoio português a este projecto passa também pela disponibilização de uma equipa multidisciplinar constituída por pedagogos, psicólogos e professores que acompanharão os alunos.
O Ministério da Educação de Portugal vai apoiar, igualmente, a sua congénere cabo-verdiana na formação de professores sobre educação especial, cujo curso foi aberto segunda-feira na presença dos secretários de Estado da Educação dos dois países.
Na ocasião, o secretário de Estado da Educação de Cabo Verde afirmou que o seu Ministério tem estado empenhado na reforma da educação, que inclui uma política nacional de educação inclusiva, através de reformas nas escolas para o acesso dos deficientes motores e formação de pessoal para atender os alunos.
Por sua vez, o seu homólogo português destacou os avanços conseguidos em Cabo Verde no sector educativo e reafirmou o empenho de Portugal em apoiar o arquipélago na democratização do sistema de ensino.

30 Dezembro 2008 10:39:00


xhtml CSS