Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde recebe 6 toneladas de medicamentos e equipamentos para contra Covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde recebe esta quarta-feira seis toneladas de medicamentos e equipamento de proteção individual num voo proveniente de Lisboa (Portugal), para reforçar a capacidade do país no combate à pandemia do Covid-19, apurou a PANA, na cidade da Praia. 

Em comunicado, o Governo cabo-verdiano refere que este voo é realizado por um aparelho fretado à companhia aérea açoriana SATA.

Foi organizado pelo Ministério da Saúde e Segurança Social, em conjunto com a empresa estatal de comercialização e distribuição de produtos farmacêuticos Emprofac.

“Face à decisão do Governo português de encerrar o aeroporto de Lisboa, a partir de 09 de bril, o Governo cabo-verdiano operacionalizou este voo sanitário, que vem com medicamentos e equipamentos de proteção individual importantes para o mercado cabo-verdiano”, lê-se num comunicado.

A nota refere que o material importado destina-se ao abastecimento das estruturas hospitalares e também das farmácias privadas.

A acrescenta que, além deste voo, está prevista a chegada a Cabo Verde de um outro carregamento, também por via aérea, neste caso proveniente da China, no dia 24 de abril, com mais de 20 toneladas de equipamento de proteção individual.

A aquisição foi feita com recurso a financiamento do Banco Mundial de cinco milhões de dólares americanos, tendo o respetivo contrato com o fornecedor já sido assinado.

Na data aprazada, deverão chegar a Cabo Verde cerca de 500 mil máscaras de proteção, 200 mil luvas, 30 mil batas impermeáveis, 20 mil viseiras de protecção, 20 mil testes rápidos e kits de transporte de testes, entre outros materiais.

Cabo Verde conta com sete casos confirmados de Covid-19, entre as ilhas da Boa Vista (4), de Santiago (2) e de São Vicente (1).

O país cumpriu terça-feira 11 dias, de 20 previstos, de Estado de Emergência para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações interilhas e para o exterior suspensas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19, já infectou cerca de um milhão 400 mil pessoas em todo o Mundo, das quais morreram mais de 86 mil. 

Dos casos de infeção, cerca de 317 mil são considerados curados.

-0- PANA CS/IZ 08abril2020