Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde recebe 52.800 doses de vacinas pediátricas dos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde acaba de receber 52.800 doses de vacinas pediátricas contra a covid-19, doadas pelos Estados Unidos, apurou a PANA, quarta-feira, de fonte segura.

Num comunicado conjunto, o Ministério da Saúde cabo-verdiano e embaixada norte-americana na Praia avançaram que as vacinas foram doadas através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês), em colaboração com o mecanismo Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa proporcionar vacinas contra a mesma patologia a todos os países do mundo. 

O primeiro lote das vacinas de tipo Pfizer chegou a Cabo Verde em 24 de julho corrente e vão permitir ao país iniciar a imunização das crianças dos cinco aos 11 anos de idade.

"Estas vacinas pediátricas fazem parte do compromisso do Presidente (norte-americano), Joe Biden de doar vacinas contra a covid-19 aos países do mundo", explicaram as mesmas fontes.

Durante a Segunda Cimeira Global sobre a Covid-19, realizada em maio último, os Estados Unidos anunciaram o compromisso de expandir os tipos de doação de vacinas eficazes e seguras, de modo a incluir doses de reforços e doses pediátricas, para acelerar a cobertura global de vacinas e atender à procura dos países parceiros por doses pediátricas para crianças dos cinco aos 11 anos de idade.

"O alargamento da vacinação a crianças pode representar uma oportunidade para abranger populações de maior risco, aumentar a aceitação na comunidade e contribuir para a melhoria no padrão de comportamento em relação à vacinação contra a covid-19", prosseguiu.

Com a chegada destes fármacos, o Ministério da Saúde de Cabo Verde informou que vai organizar a sua distribuição nacional e, oportunamente, comunicar quando iniciará a vacinação contra a doença para as crianças.

Esta é a sexta doação de vacinas contra a covid-19 dos Estados Unidos a Cabo Verde, sendo que a primeira foi em outubro de 2021 (100.100 doses da Moderna), a segunda, terceira e quarta doações em dezembro de 2021 (64.350, 70.200 e 65.520 doses da Pfizer respetivamente) e a quinta em março de 2022 (100.620 doses também da Pfizer).

Desde o início da vacinação, em março de 2021, e até a 24 de julho de 2022, o país vacinou com a primeira dose 98,3 por cento da população adulta elegível e 85,6 por cento com a segunda dose, 32,8 por cento com a terceira dose e 73,1 por cento dos adolescentes dos 12 aos 17 anos com duas doses.

-0- PANA CS/DD 28julho2022