Cabo Verde recebe 1 milhão de euros para desenvolvimento rural

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Um centro de apoio à transformação e comercialização de produtos agro-pecuários está em fase de implementação na cidade do Porto Novo, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Rural (PDR) desse concelho financiando em milhão de euros pela União Europeia, soube-se terça-feira de fonte segura.
O centro apoiará os produtores locais na produção de queijo, carne defumada, frutas secas e suco de frutas (manga) para exportação.
O queijo produzido na zona norte do concelho do Porto Novo já está a ser transformado e aguarda para breve o reconhecimento oficial por parte de entidades competentes de um selo de qualidade.
No aspecto de comercialização, o centro, que será dotado de um departamento de marketing, ajudará os produtores a nível de embalagem e colocação dos produtos no mercado hoteleiro nas ilhas de São Vicente, Sal e Boa Vista.
O PDR, com duração de quatro anos, visa o reforço das capacidades dos agricultores e criadores de gado do Porto Novo, um dos municípios mais árido e pobre de Cabo Verde.
Através deste projecto, os beneficiários são levados a procurar soluções técnicas e organizacionais que lhes permitam melhorar a sustentabilidade dos seus sistemas de produção e aumentar suas rendas, através da comercialização dos produtos agro-pecuários.

21 Agosto 2007 13:41:00


xhtml CSS