Cabo Verde realiza 1º Fórum Itinerante do Cinema Negro

Praia, Cabo Verde (PANA) – O 1º Fórum Itinerante do Cinema Negro - Cabo Verde (FICINE) decorrerá de 17 a 31 de julho corrente nas cidades do Mindelo e da Praia, ambas principais centros urbanos de acabo Verde, apurou PANA quarta-feira de fonte segura.

Durante o certame, haverá oficinas, debates e exibições cinematográficas dirigidas a cinéfilos, profissionais e estudantes de audiovisual, a antropologia, sociologia e artes para o público em geral.

De acordo com uma fonte da organização, O FICINE vai ser um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial do cinema, da fotografia e do audiovisual que tem os/as negros/as como realizadores/as bem como culturas e experiências negras como tema principal.

Segundo a mesma fonte, o fórum será dinamizado pela Brasileira Janaína Oliveira, fundadora juntamente com o cineasta cabo-verdiano César Schofield Cardoso, do projeto FICINE e terá a colaboração do Cineclube do Mindelo e da produtora O2.

O FICINE é uma iniciativa que conta com a participação de historiadores, antropólogos e cineastas de Cabo Verde e do Brasil, “interessados na produção, crítica, formação e qualificação do público para um debate sobre cinematografias.

Também pretende compreendê-las nos seus sentidos fílmicos mais completos e não apenas como meras ilustrações ou alegorias sobre as histórias e as culturas negras no mundo”, de acordo com a fonte.

Neste sentido, um dos objetivos do fórum é discutir a própria produção, mostrar como determinados contextos culturais constroem narrativas diversas e significativas, bem como criam géneros e linguagens distintas.

-0- PANA CS/DD 03jul2014

03 Julho 2014 22:08:41


xhtml CSS