Cabo Verde promove formação sobre agricultura contratual

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) de Cabo Verde promove, terça e quarta-feiras, na cidade da Praia, um ateliê de formação em Planeamento e Implementação de Projetos de Agricultura Contratual, apurou a PANA, na capital cabo-verdiana, de fonte autorizada.

A agricultura contratual traduz-se num acordo entre os agricultores e as empresas agroalimentares ou de marketing, para a produção e o fornecimento de produtos agrícolas de acordo com contratos a termo, frequentemente a preços pré-determinados.

Conforme explica uma fonte do MDR, o acordo, invariavelmente, engaja também o comprador em apoiar, de uma certa forma, na produção através do fornecimento de insumos e conselhos técnicos.

“Estes acordos são baseados em um compromisso mútuo: o agricultor fornece uma mercadoria específica em quantidades e em padrões de qualidade determinado pelo comprador e a empresa apoia a produção do agricultor comprando a mercadoria”, precisa a fonte.

A formação que, vai decorrer no Centro de Hidroponia, na Achada de São Filipe, acontece após a experiência piloto “Compras locais” para o abastecimento das cantinas escolares com produtos locais e no contexto do seu alargamento a outros setores.

Esta ação de capacitação, que vai ser realizada também no Centro Pós-Colheita de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, é organizada em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas “Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas Escolas”.

Visa introduzir conceitos básicos de agricultura contratual, bem como o planeamento e implementação de projetos com esse foco.

A mesma destina-se aos técnicos de instituições nacionais com atribuições nessa área, às organizações de produtores e fornecedores, às instituições de microfinanças, às associações e câmaras de comércio, entre outros.

-0- PANA CS/IZ 29jul2014

29 Julho 2014 11:32:40


xhtml CSS