Cabo Verde preside conferência africana sobre meteorologia

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma conferência africana sobre a meteorologia decorre desde segunda-feira última em Genebra (Suíça), sob a presidência do ministro cabo-verdiano do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga.

O encontro vai até 12 de junho próximo no âmbito do 17° Congresso Meteorológico Mundial, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte autorizada.

Antero Veig revelou que África será candidata ao cargo de secretário-geral do Congresso Meteorológico Mundial e que os países africanos já têm "uma estratégia e um plano para a mobilização de recursos" para diversos projetos e programas em diferentes áreas da climatologia, hidrologia ou desenvolvimento sustentável.

O encontro reunirá especialistas do mundo inteiro para debater temas como "como fortalecer os serviços climáticos", com o objetivo de satisfazer melhor as necessidades de uma população global em crescimento e, ao mesmo tempo, lidar com a mudança e variação do clima em condições extrema.

Também vai versar sobre impactos socioeconómicos deste fenómeno.

Representantes de 191 países-membros da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) vão decidir estratégias, políticas, prioridades e um orçamento durante esta conferência que acontece de quatro em quatro anos.

O secretário-geral da organização, Michel Jarraud, disse que, para se criar uma resiliência ao clima, promover o desenvolvimento sustentável e ajudar a humanidade a lidar com a mudança climática, são necessário maior investimento e cooperação internacionais.

Jarraud afirmou que, até ao momento, em 2015, como ocorreu em anos anteriores, desastres relacionados ao clima já destruíram ou prejudicaram milhões de vidas".

-0- PANA CS/DD 26maio2015

26 Maio 2015 09:18:50


xhtml CSS