Cabo Verde prepara instalação da Televisão Digital Terrestre

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Agência Nacional das Comunicações (ANAC) de Cabo Verde promove esta quarta-feira, na cidade da Praia, um encontro  para  debater o processo da instalação da Televisão Digital Terrestre (TDT) a ser implementada no arquipélago até 2015, , apurou a PANA de fonte da instituição.

Durante o encontro, o pesquisador brasileiro Guido Lemos, conhecido por ter desenvolvido a funcionalidade do Middleware Ginga, adotado como padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, vai partilhar com os participantes a experiência do seu país no processo de transição do sistema de radiodifusão televisiva analógica para o digital terrestre.

O presidente da ANAC, David Gomes, garante que tudo está a decorrer como o planeado para que, até junho de 2015, o país conclua a passagem da televisão analógica para a digital, conforme deliberação da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

David Gomes explicou que a emissão da TDT em Cabo Verde vai ter todo o processo digitalizado, desde estúdio à produção, passando pela emissão e receção.

Neste caso, o telespetador, para receber uma emissão digital em casa, terá de ter um televisor digital com o recetor TDT interno ou um recetor externo, no caso de não querer comprar um aparelho já preparado para o efeito.

“A diferença é que a pessoa passa a receber a emissão com alta definição, assim como mais canais”, disse David Gomes, anunciando que a ANAC está  também a tentar que, no futuro,  possam operar estações de televisão de caráter regional, ou seja, canais locais, e, eventualmente, televisão comunitária.

-0- PANA CS/IZ 30out2013

30 Outubro 2013 10:41:36


xhtml CSS