Cabo Verde perspetiva taxa de pernoite para turistas

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde pretende introduzir, a partir de 2013, uma taxa de pernoite para turistas que frequentam estabelecimentos hoteleiros do país, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

De acordo com o diretor-geral do Turismo, Emanuel Almeida, no âmbito desta medida, os turistas que visitam Cabo Verde poderão vir a pagar dois euros por cada noite passada numa unidade hoteleira.

Ele considera que se trata de uma quantia “irrisória” mas que efetivamente vai ajudar muito o Governo “na estruturação da oferta turística do país", nomeadamente “em termos de promoção, formação, proteção do ambiente e segurança".

Esta taxa só vai ser introduzida em 2013 porque, só nessa altura, o Governo estará em condições de trabalhar e discutir sobre esta matéria de uma forma "muito mais concertada e organizada" com autarquias locais.

"Com uma taxa de dois euros, se multiplicarmos, por exemplo por seis dias de permanência média, vezes 470 mil turistas que entraram em Cabo Verde em 2011, poderiamos ter arrecadado mais de 600 mil contos (cerca de cinco milhões e 500 milhões de euros) por ano", indicou.

Dados divulgados no início do mês de setembro corrente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelaram que os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde acolheram, durante o segundo trimestre de 2012, 110 mil e 281 hóspedes, ou seja mais de 2,2 porcento do que no período homólogo no ano transato.

Segundo os resultados do inquérito sobre a movimentação de hóspedes no período em referência, em termos absolutos, entraram nos estabelecimentos hoteleiros mais de dois mil e 344 turistas do que no igual período no ano transato.

De acordo com os dados do INE, as dormidas atingiram 694.192 no mesmo período, traduzindo-se numa variação positiva de 19,7 porcento, em relação ao segundo trimestre de 2011.

Em termos absolutos, houve um aumento de 114 mil e 101 dormidas, indica-se.

O Reino Unido foi o principal país de proveniência de turistas ao passo que Britânicos foram os turistas que permaneceram mais tempo em Cabo Verde, com uma estadia média de 9,5 noites, refere o estudo.

-0- PANA  CS/DD 01out2012

01 Outubro 2012 09:58:20


xhtml CSS