Cabo Verde participa no Conselho de Ministros da CEDEAO

Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Jorge Borges, vai participar na 70ª sessão ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a ter lugar a 20 e 21 de junho em curso em Abidjan (Côte d’Ivoire), soube a PANA, terça-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

Uma fonte diplomática cabo-verdiana indicou que o encontro será precedido da 13ª reunião da Comissão de Administração e Finanças (CAF), a decorrer esta terça-feira, com  o propósito de analisar os progressos das tarefas atribuídas às diferentes instituições da CEDEAO.

O relatório desta reunião da CAF fará parte da agenda da reunião do Conselho de Ministros que irá também debruçar-se sobre os preparativos da comemoração do 40º aniversário da organização e ainda analisar o projeto revisão do memorando sobre o reforço dos poderes do Parlamento da CEDEAO.

Na agenda da próxima reunião do Conselho de Ministros da CEDEAO vai estar também a apreciação do relatório preliminar de 2013 do presidente da Comissão, Kadré Désiré Ouédraogo, bem como a análise do estado de implementação das tarefas que lhe foram atribuídas na sessão anterior.

Vários outros itens constam igualmente da agenda dos ministros oeste-africanos, incluindo o relatório dos ministros das Finanças sobre a Tarifa Externa Comum (TEC) da CEDEAO, bem como o estado das negociações do Acordo de Parceira Económica (APE) e do relatório sobre a autoridade regional da competitividade da organização.

A próxima cimeira dos chefes de Estado e do Governo da CEDEAO está agendada para os dias 17 e 18 de julho em Abuja (Nigéria).

A CEDEAO reúne 15 país oeste-africanos, nomeadamente o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d’Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo.

-0- PANA CS/TON 18jun2013

18 juin 2013 13:20:50




xhtml CSS