Cabo Verde participa nas comemorações do 10º aniversário do Parlamento Pan-africano

Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Basílio Mosso Ramos, vai representar Cabo Verde na cerimónia de comemoração do décimo aniversário da criação do Parlamento Pan-africano, de 10 a 17 de agosto corrente na África do Sul, soube a PANA terça-feira, na cidade da Praia, de fonte parlamentar.

Basílio Ramos, que participa pela primeira numa reunião deste órgão legislativo da União Africana (UA), considera que esta será “uma oportunidade para encontrar colegas e fazer alguma diplomacia parlamentar e mostrar o nosso interesse em fazer parte do continente africano”.

O Parlamento Pan-africano foi instituído, em março de 2004, em Addis Abeba (Etiópia) com o propósito de promover os princípios dos direitos humanos e da democracia no continente, encorajar a boa governação, a paz, a segurança e a estabilidade.

Durante os primeiros cinco anos da sua existência, o Parlamento Pan-africano, com sede em Midrand, na África do Sul, teve apenas as funções de verificar o funcionamento dos outros Parlamentos do continente, aconselhá-los e responder a questões que lhe sejam formuladas.

A partir de então, o Parlamento Pan-africano, onde têm assento 265 deputados eleitos pelas legislaturas dos 53 Estados-membros da UA, passou a ter poderes legislativos, como qualquer outro.

-0-  PANA CS/TON  05agosto2014

05 Agosto 2014 16:13:40




xhtml CSS