Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa na Tunísia no torneio de qualificação para o Afrobasket’2021

Praia, Cabo Verde (PANA) – A equipa cabo-verdiana de basquetebol sénior masculino viaja este domingo, 14, para a Tunísia, onde vai participar na etapa final do torneio de qualificação para o Afrobasket’2021, apurou a PANA,  na cidade da Praia.

Conforme o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Mário Correia, o  grupo de basquetebolistas que atua no estrangeiro, principalmente na Europa, vai juntar-se à seleção na segunda-feira, 15, para preparar a participação na competição, que arranca no dia 17 de fevereiro.

“Vão ter três dias para treinar e assimilar as novas estratégias do corpo técnico. Acho que é tempo suficiente para os jogadores estarem preparados e consequentemente conseguirmos a vitória que precisamos para estar no Afrobasket’2021”, anotou.

Em declarações à agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress), o selecionador cabo-verdiano  Emanuel Trovoada enalteceu a qualidade e a entrega dos jogadores, nacionais e internacionais, e a forma como têm estado a decorrer os trabalhos de preparação da equipa, na cidade do Tarrafal, no interior da ilha de Santiago.

Trovoada mostra-se convicto em como Cabo Verde tem todas as condições para superar a concorrência na Tunísia e tornar-se numa das 16 melhores seleções africanas a marcar presenca na próxima edição do Afrobasket a ter lugar no Rwanda.

O selecionador garante que toda a equipa já está mentalizada e focalizada nos trabalhos para melhor dignificar Cabo Verde, de tal modo que a três dias do término da preparação persiste ainda a dúvida quanto aos atletas a serem convocados para a deslocação à Tunísia, alegando mesmo que neste estágio “não há titulares garantidos”.

Trovoada disse que pretende selecionar cinco ou seis jogadores deste estágio do Tarrafal, para se juntar neste país do Magrebe a outros tantos que militam nos clubes da Europa.

Em relação aos atletas que ainda se encontram fora do país, ele explicou à Inforpress que todos trabalham em simultâneo nos seus clubes e no plano de trabalho da seleção nacional, mas que Cabo Verde “vai forte para garantir a qualificação”.

Cabo Verde, que está inserido num grupo com os combinados nacionais do Egito, do Rwanda e de Marrocos, ocupa o terceiro lugar, posição que dá acesso à fase final do Afrobasket’2021.

Esta fase decisiva do torneio de qualificação do Grupo E realiza-se de 17 a 21 do corrente em Monastir (Tunísia), país que também vai sediar o Grupo A (Tunísia, RD Congo, República Centro-Africana e Madagáscar) e D (Nigéria, Sudão do Sul, Mali e Rwanda).

Os jogos dos Grupos B (Senegal, Angola, Quénia, Moçambique) e C (Cote d’Ivoire, Camarões, Guiné Equatorial e Guiné-Conakry) serão disputados de 17 a 21 do corrente, em Yaoundé (Camarões).

-0- PANA CS/IZ 13fev2021