Cabo Verde participa na Conferência Regional da FAO para África

Praia, Cabo Verde (PANA) – A ministra cabo-verdiana do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, vai participar na 28ª sessão da Conferência Regional para África da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), entre 24 e 28 de março corrente em Túnis (Tunísia), com o propósito de debater questões atuais e as perspetivas alimentares e agrícolas no continente, soube a PANA, na cidade da Praia, terça-feira de fonte oficial.

Sob o lema “Juventude africana na agricultura e o desenvolvimento rural”, a conferência  analisará a contribuição da FAO no sentido de ajudar os países membros a elaborar e implementar programas atrativos que encorajem a mobilização da juventude rural no setor agroalimentar para a melhoria dos rendimentos nas zonas rurais.

Neste sentido, a participação da juventude africana no setor é uma das principais questões a serem analisadas, tendo em conta que no continente africano cerca de 65 porcento da população é jovem menor de 35 anos e 70 porcento depende da agricultura para alimentação, nutrição e emprego.

Uma fonte do Ministério do Desenvolvimento Rural sublinha que em Cabo verde a situação não é diferente, tendo em conta que a juventude continua a ser a camada mais afetada pelo desemprego, sendo particamente o dobro dos desempregados no arquipélago, estimado em 16,8 porcento da população.

A conferência, que reúne ministros da Agricultura e altos funcionários do Governo de países membros da FAO, membros da sociedade civil e parceiros, vai também analisar a execução do Programa Detalhado para o Desenvolvimento da Agricultura Africana (PDDAA) que define as áreas prioritárias de um país para os investimentos no setor da agricultura, como acertado pelas partes, para satisfazer as prioridades nacionais.

O encontro servirá também para analisar a contribuição da FAO, no sentido de ajudar os países membros a elaborar e implementar programas atrativos que encorajem a mobilização da juventude rural no setor agroalimentar para a melhoria dos rendimentos nas zonas rurais e a execução do PDDAA.

Durante a sua estadia na Tunísia, Eva Ortet participará numa mesa redonda ministerial que permitirá aos governantes partilhar e trocar conhecimentos sobre as medidas tomadas para por fim à fome em África no horizonte de 2025.

-0- PANA CS/TON  25março2014

25 Março 2014 15:36:33


xhtml CSS