Cabo Verde participa na 67ª sessão do Comité Regional da OMS no Zimbabwé

Praia, Caabo Verde (PANA) – O ministro cabo-verdiano da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, vai representar o país na 67ª sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde, prevista para 28 de agosto a 01 de setembro próximo, em Victoria Falls, no Zimbabwé, apurou a PANA, sexta-feira, de fonte segura.

Segundo o comunicado de imprensa, o governante, que se faz acompanhar pela diretora nacional de Saúde, Maria da Luz Lima, participará também, a 30 deste mês, num encontro paralelo sobre o quadro do reforço dos sistemas de saúde com vista às metas propostas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a  Cobertura Universal de Saúde (CUS), no âmbito do comité regional da OMS.

“Para o escritório regiona,l é necessário divulgar e debater a alto nível o quadro e outros produtos, bem como explorar meios com vista à sua efetiva operacionalização a nível dos países”, avança a mesma fonte.

Durante o encontro, que irá reunir ministros da Saúde dos 47 Estados membros, serão analisadas também abordagens práticas para apoiar as nações no âmbito do reforço dos respetivos  sistemas de saúde.

Na agenda desta sessão do comité regional figuram ainda a apresentação e discussão da “Estratégia Regional para a Gestão dos Determinantes Ambientais da Saúde Humana na Região Africana 2017-2021”, bem como o “Quadro de Implementação da Estratégia Mundial para Eliminar as Epidemias de Febre-Amarela (EYE), 2017-2026, na Região Africana”.

Os ministros africanos da Saúde irão debater, igualmente, o “Relatório sobre o Estado de Implementação da Década de Ação para a Segurança Rodoviária na Região Africana (Documento AFR/RC67/13)”, e a “Situação das Avaliações, Autorizações e Supervisão para os Ensaios Clínicos na Região Africana da OMS”.

-0- PANA CS/DD 26agosto2017

26 Agosto 2017 15:17:37


xhtml CSS