Cabo Verde participa na 65ª sessão do Comité Regional da OMS para África

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação cabo-verdiana, encabeçada pela ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, participa em N'Djamena (Tchade), de 23 a 27 do corrente, na 65ª sessão anual do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, apurou a PANA de fonte oficial.

Esta reunião do Comitê analisará as atividades da OMS na região africana; a execução do orçamento/programa 2014-2015 e os progressos para consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O encontro versara ainda sobre a estratégia mundial sobre a prestação integrada de serviços centrados nas pessoas, o contributo da região, o relatório dos progressos na criação do Centro Africano de Controlo de Doenças e o Fundo Africano para as Emergências da Saúde Pública.

O surto epidémico de doenças provocadas pelo vírus Ébola de 2014, lições tiradas e perspetivas, a poliomielite na região africana, o relatório sobre os progressos sobre a criação da Agência Africana de Medicamentos e a estratégia de África contra o paludismo, são assuntos a serem abordados durante este fórum.

A 65ª sessão do Comitê Regional da OMS é a primeira dos ministros africanos da Saúde organizado em N’Djamena, com o apoio técnico e financeiro do Escritório regional para África.

A sessão de abertura do encontro, a ter lugar no Palai du 15 Janvier, deverá ser orientada pelo presidente do Tchad, Idriss Deby Itno, ou seu representante, na presença da diretora-geral da OMS, Margareth Chan, e da diretora regional para África, Matshidiso Moet, eleita a 4 de novembro de 2015 para o cargo.

O Conselho Executivo da OMS aprovou a sua nomeação durante a 134ª sessão realizada de 20 a 25 de janeiro de 2015 na sede da Organização em Genebra (Suíça) e, a 1 de fevereiro, Moeti sucedeu ao Angolano Luís Gomes Sambo, que ocupou o cargo de diretor Regional da OMS nos últimos dez anos.

-0- PANA CS/DD 23nov2015

23 Novembro 2015 19:37:01


xhtml CSS