Cabo Verde nomeia novo ministro da Cultura

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O linguista Manuel Veiga foi nomeado, terça-feira, para o cargo de ministro da Cultura de Cabo Verde em substituição de Jorge Tolentino, que deixou o executivo por razões de saúde, soube a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.
Com a saída de Jorge Tolentino, que era ministro Adjunto e da Cultura e Desportos e tutelava também o sector da Comunicação Social, o primeiro-ministro, José Maria Neves, distribuiu as outras pastas da responsabilidade do ex-ministro a outros membros do governo.
Manuel Veiga assume apenas a pasta da Cultura, enquanto os sectores da Juventude e dos Desportos ficam sob a alçada do primeiro-ministro, que será coadjuvado pelo secretário da Juventude e Desportos, Américo do Nascimento.
Devido a demissão de Jorge Tolentino, a pasta da Comunicação Social e a Presidência do Conselho de Ministros ficarão sob a responsabilidade do secretário de Estado Adjunto do primeiro- ministro, João Baptista Pereira.
A saída do governo de Jorge Tolentino já vinha sendo ventilada na imprensa cabo-verdiana, há algum tempo, desde que o mesmo tinha sido evacuado para os Estados Unidos da América (EUA) em tratamento médico.
Diplomata de carreira, Jorge Tolentino, 41 anos, deverá ser colocado numa missão cabo-verdiana no estrangeiro, o que lhe dará a possibilidade de prosseguir o tratamento médico a uma doença não revelada.
O novo ministro da Cultura, Manuel Veiga, é um dos mais conhecidos activistas pela oficialização do crioulo cabo- verdiano.
Manuel Veiga, doutorado em Linguística, já publicou várias obras em crioulo incluindo o romance "Odjo d'água", o primeiro escrito inteiramente na língua materna cabo-verdiana.
Deputado à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de Santa Catarina, Manuel Veiga já exerceu as funções de director-geral da Cultura, do Património Cultural e Presidente do Instituto Nacional da Cultura.
O novo ministro da Cultura é vice-presidente do Instituto Internacional de Estudos Crioulos e do Fórum Africano de Parlamentares para a Educação.

29 Setembro 2004 11:58:00


xhtml CSS