Cabo Verde na conferência da juventude e desporto da Francofonia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde vai participar na próxima conferência de ministros da juventude e dos desportos da Francofonia a realizar-se em Beirute de 14 a 16 do corrente mês, soube a PANA esta terça-feira na cidade da Praia de fonte oficial.
A secretária de Estado cabo-verdiana da Juventude, Maria de Jesus Mascarenhas, que representa o país nesse evento, vai apresentar durante a conferência um tema relacionado com "a contribuição do sector da juventude e desporto para um desenvolvimento durável".
Em declarações prestadas pouco antes de deixar terça-feira a cidade da Praia, a governante disse que Cabo Verde pretende levar a essa reunião da família da Francofonia a sua experiência da política actual neste sector bem como os programas referentes à juventude, que estão ser desenvolvidos no arquipélago não só pelo governo como também por outras instituições que se ocupam dessa problemática.
Após participar da conferência de Beirute, Maria de Jesus Mascarenhas parte para Portugal onde irá tratar com as autoridades portuguesas da realização de algumas acções visando o reforços da cooperação no domínio da juventude entre os dois países.
A secretária de Estado cabo-verdiana vai também aproveitar a sua estada em Portugal para visitar as escolas de formação profissional, nas províncias portuguesas do Alentejo e do Algarve, frequentadas por alunos cabo-verdianos.
Maria de Jesus Mascarenhas pretende obter da direcção desses estabelecimentos a atribuição de mais vagas para estudantes cabo- verdianos, uma vez que a formação profissional constitui uma das grandes apostas do actual governo de Cabo Verde para o sector da juventude.
De salientar que, só no ano passado, mais de 60 jovens cabo- verdianos foram contemplados com bolsas de estudo para formação profissional em estabelecimentos de ensino de Portugal, atribuídas pela Secretaria de Estado da Juventude do arquipélago.

11 Março 2003 11:43:00




xhtml CSS