Cabo Verde na V cimeira África-Europa

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde participará na quinta Cimeira União Africana-União Europeia, prevista para 29 a 30 de novembro, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, afirmou no fim de semana o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, na cidade da Praia.

Em declarações à imprensa à saída de uma reunião de trabalho com o seu homólogo da Hungria, Tavares indicou que o seu Governo "já está a ultimar os trabalhos preparatórios com a União Europeia (UE) e com a Comissão da União Africana (CUA), com realce para a posição dos Estados insulares que o arquipélago vai defender na cimeira.

“Tendo em conta que Cabo Verde preside ao grupo dos pequenos Estados insulares de África, vamos fazer uma concertação prévia com as ilhas Maurícias, as Comores, as Seichelles, São Tomé e Príncipe e a Guiné-Bissau para termos uma posição sobre as negociações do pós-Cotonou (assinado em 2000) e a parceria entre UE e os Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP)”, avançou.

Luís Filipe Tavares explicou que, durante o encontro, Cabo Verde irá fazer uma intervenção para defender a problemática dos pequenos Estados insulares, ciente de que a sua especificidade será levada em consideração.

Durante a cimeira UA-UE, considerada como um momento-chave e oportunidade para se reforçar os laços políticos e económicos entre os dois continentes, os dirigentes irão debater o futuro das relações UE-África, dando especial atenção à questão do investimento na juventude, apontado como uma das principais prioridades do continente africano e da UE, tendo em conta que 60 porcento da população africana tem menos de 25 anos.

Para além do lema “Investir na juventude para um futuro sustentável”, estarão sobre a mesa temas como a paz, a segurança e a governação, a democracia, os direitos humanos, a migração, a mobilidade, o investimento e o comércio, o desenvolvimento de competências e a criação de emprego.

Paralelamente, está prevista ainda a realização do VI Fórum Empresarial UE-África, a ter lugar a 27 de novembro corrente, em Abidjan, visando estimular investimentos que promovam o desenvolvimento em África.

-0- PANA CS/DD 20nov2017

20 Novembro 2017 08:30:54




xhtml CSS