Cabo Verde na 131ª Assembleia Geral da UIP sobre mulher

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação da Assembleia Nacional (Parlamento) de Cabo Verde participa desde segunda-feira em Genebra (Suíça) na 131ª Assembleia Geral da União Internacional Parlamentar (UIP), onde serão debatidos temas relacionados com a problemática da mulher, soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte parlamentar.

O presidente do Parlamento de Cabo Verde, Basílio Ramos, vai fazer uma intervenção na sessão alusiva à violência contra mulheres, onde reafirmará os princípios cabo-verdianos referentes a essa problemática, mostrará o engajamento dos Governos do arquipélago nesta matéria desde a independência, em 1975, a esta parte, sublinhando os ganhos conseguidos, mas também os desafios ainda existentes.

“A nossa ideia é dizer, de forma muito clara, que Cabo Verde defende a igualdade dos direitos entre géneros, condena de forma veemente toda e qualquer violência contra as mulheres e  não podemos aceitar, tolerar, sob que pretexto for, a violência ou a desigualdade entre homens e mulheres”, disse o presidente do parlamento cabo-verdiano antes de viajar para Genebra.

Basílio Ramos afirmou que aproveitará a oportunidade para também chamar atenção para a condição de Cabo Verde enquanto pequeno Estado insular que, segundo ele, tem necessidade de continuar a contar com a solidariedade da comunidade internacional por se tratar de um país muito vulnerável.

“Nessa perspetiva de igualdade de género e de luta contra a violência, vamos ter em atenção também a nossa condição de pequeno Estado insular”, precisou o presidente do Parlamento de Cabo Verde.

-0-  PANA  CS/TON  13outubro2014




13 Outubro 2014 16:21:05




xhtml CSS