Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde moderniza serviços aduaneiros

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério das Finanças e Planeamento (MFP) de Cabo Verde procedeu esta sexta-feira, na cidade da Praia, à apresentação pública do sistema informático Sydonia World, através do qual o Governo terá condições para modernizar os serviços aduaneiros no arquipélago, soube-se de fonte oficial na capital cabo-verdiana.

Trata-se de um projeto financiado pela União Europeia (UE) no âmbito da Parceria Especial com Cabo Verde que visa também criar as condições, particularmente, no que diz respeito à melhoria do controlo e da qualidade das Alfândegas cabo-verdianas.

Segundo uma fonte do MFP, o Sydonia World é um sistema informático que pretende, igualmente, melhorar a eficácia das operações aduaneiras, simplificar o ambiente comercial em termos de regimes aduaneiros e de documentação, bem como fornecer informações a outros utilizadores, tais como o Instituto Nacional de Estatísticas, Ministério das Finanças e do Planeamento, o Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial e o Banco Central.

O sistema tem ainda por objetivo prover às alfândegas de informações relativas à gestão do comércio, assim como os operadores económicos que utilizam os seus serviços.

O Governo considera que a implementação do Sydonia World , em substituição ao Syndonia ++, vai permitir a completa desmaterialização da administração aduaneira em Cabo Verde, para além de contribuir para uma maior transparência e o combate à corrupção nas Alfândegas.

-0- PANA CS/TON 13março2015