Cabo Verde lança primeiro Cyber Museu dedicado a sítio histórico

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro Cyber Museu de Cabo Verde, dedicado à primeira cidade capital do arquipélago (Cidade Velha) foi lançado, oficialmente, quarta-feira, para proporcionar aos internautas um amplo e diversificado instrumento de conhecimento deste “berço da nação cabo-verdiana”.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI), através do projeto denominado “Cidade Velha Virtual” como um espaço interativo para aqueles que querem conhecer o sítio histórico, declarado Património da Humanidade, em 2009, pela UNESCO.

Na altura do lançamento, que teve lugar no Convento de São Francisco na Cidade Velha, o titular do MESCI, António Correia e Silva, disse que o que se pretende é que, através do Cyber Museu, as pessoas tenham vontade de conhecer o sítio histórico.

Também conhecida por Ribeira Grande de Santiago, a localidade foi descoberta pelos portugueses em 1460 e, dois anos mais tarde, foi lá criada a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal.

Ela tornanou-se na primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, altura em que se deu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a atual Cidade da Praia.

“O museu é um espaço de criação, mas não dispensa a visita a Cidade Velha real. Pelo contrário, é um instrumento importante para aguçar o apetite do ponto de vista do turismo cultural”, afirmou.

Com a parceria do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, o museu virtual vai apresentar ‘online’ algumas valências em três dimensões, as potencialidades da cidade Património Mundial, os seus monumentos e as suas histórias.

“A nova tecnologia de informação está a procura de revelar o passado de forma a tornar a Cidade Velha acessível a qualquer hora do dia através dos meios modernos”, disse o ministro.

Segundo ele, a ideia do Governo é que com esta plataforma virtual se possa promover a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no conhecimento do património histórico cabo-verdiano.

No “Cidade Velha Virtual” vão estar disponíveis circuitos turísticos, guia de visitas pedagógico-científica, conteúdos de cariz cultura e lúdico, assim como uma componente altamente interativa que permite ao visitante colocar dúvida ou deixar sugestões.

Implementado com a parceria técnica da Universidade de Aveiro (Portugal), o primeiro museu virtual de Cabo Verde  vai estar disponível através do site www.cidadevelha.gov.cv.


-0- PANA CS/IZ 27 mar2014

27 Março 2014 20:09:39


xhtml CSS