Cabo Verde lança campanha nacional de prevenção de uso abusivo do álcool

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma campanha nacional de prevenção de uso abusivo do álcool iniciou-se esta segunda-feira em Cabo verde, país que tem uma frequência superior à média africana de perturbações ligadas ao consumo de bebidas alcóolicas (5,1 porcento), apurou a PANA de fonte segura.

A operação foi lançada pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, esta sexta-feira na cidade da Praia,

O Relatório Global sobre Álcool e Saúde 2014 indica também que os Cabo-verdianos consomem uma média de 6,9 litros de álcool puro por ano, tendo como referência o ano de 2010, ligeiramente mais do que entre 2003-2005 (6,5 litros), número que sobe para 17,9 litros quando se excluem os 61,4 porcento de abstémios do país.

O Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012-2016 reconhece que, em Cabo Verde, o consumo abusivo do álcool, para além de ser um fator de risco para várias doenças crónicas, acarreta, pelas consequências conhecidas, embora não suficientemente quantificadas nos distúrbios mentais e comportamentais, mortes violentas e incapacidades por acidentes de trânsito ou por agressões, violência doméstica, entre outras.

Segundo uma nota de imprensa, a campanha realiza-se no âmbito das atribuições/funções constitucionais da Presidência da República para a busca de soluções para mais variados problemas de natureza socioeconómica contra os quais o país vem lutando.

Tratando-se de um tema que mexe diretamente com a vida das pessoas, da família e da sociedade em geral, a Presidência da Republica, antes de lançar a campanha, reuniu-se com vários parceiros nacionais, sobretudo associações e organizações da sociedade, bem como, organismos internacionais sediados em Cabo Verde.

Neste âmbito, foi constituída uma equipa multidisciplinar entre colaboradores do Presidente da República para conduzir debates e reflexões sobre vários assuntos de natureza económica e social com o propósito de conhecer melhor e identificar a forma mais adequada da Presidência contribuir para a erradicação ou pelo menos a redução do alcoolismo no país.

-0- PANA CS/DD 01julho2016

01 Julho 2016 16:56:11


xhtml CSS