Cabo Verde introduz módulo VGB no Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva

Praia, Cabo Verde (PANA) – A introdução do módulo Violência Baseada no Género (VBG) é uma das novidades que irão ser introduzidas no terceiro Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR- III) que dever ser concluído até ao próximo mês de dezembro em Cabo Verde, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte estatística.

Conforme o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), António Duarte, que falava recentemente à margem de um ateliê de socialização da metodologia e recolha de subsídios para a realização do IDSR- III, a introdução desta valência vai permitir  ao país ter todas as informações possíveis sobre o VGB, um fenómeno que tem tendência em aumentar, apesar da sua criminalização desde de 2011.

O presidente do INE revelou ainda que este inquérito vai permitir ao país conhecer os progressos alcançados no domínio da saúde reprodutiva e conhecer a situação real dos indicadores sociais  para  a sobrevivência das crianças e o planeamento familiar.

Outros propósitos do IDRS-III apontados por António Duarte dizem respeito a aspetos relacionados com a proteção das crianças e das mulheres por forma a melhorar o conhecimento dos progressos alcançados por Cabo Verde em relação aos compromissos nacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O presidente do INE destacou também a importância da realização deste inquérito, tendo em conta que os resultados vão ser úteis para as agências das Nações Unidas na atualização dos balanços que fazem sobre  Cabo Verde.

O IDSR- III, uma operação conjunta entre o INE e o Ministério da Saúde, está orçado em um milhão  de dólares americanos (cerca de 100 milhões de escudos cabo-verdianos), financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

-0- PANA CS/IZ 01julho2015


01 Julho 2015 19:46:04




xhtml CSS