Cabo Verde inicia campanha de plantação de oito milhões de árvores

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, preside esta quarta feira, 30, ao ato de lançamento, no Parque Natural da Serra da Malagueta, na ilha de Santiago, da campanha de plantação, até 2030, de oito milhões de árvores em Cabo Verde, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Segundo a fonte, trata-se de um compromisso assumido pelo arquipélago na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), realizada recentemente, em Paris (França).

O ministro cabo-verdiano do Ambiente, Antero Veiga, indicou que a meta é arborizar 20 mil hectares em todo o país, à média de 400 árvores por hectare.
  
"Resume-se a cada Cabo-verdiano plantar uma árvore por ano", sublinhou.

A arborização é um dos quatro compromissos que Cabo Verde levou a Paris e nos quais se incluem também medidas no setor das energias renováveis, água e tratamento dos resíduos sólidos.

Atingir 100 porcento de penetração das energias renováveis na rede elétrica até 2030, melhorar a gestão, moderar o consumo e combater o desperdício de água e reduzir e reciclar os resíduos sólidos 2030 são as contribuições de Cabo Verde para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Considerado um dos países mais vulneráveis do mundo às alterações climáticas, o arquipélago tem vindo a ser afetado sobretudo por secas extremas e fenómenos cada vez mais frequentes de invasão de áreas costeiras pelo mar.

-0- PANA CS/IZ 30dez2015



30 Dezembro 2015 13:18:51


xhtml CSS