Cabo Verde indica três candidatos a comissário da CEDEAO

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde indicou os nomes dos três candidatos a comissário na Comissão Executiva da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que foi alargada de 12 para 15 membros, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Esta informação foi anunciada pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, que, no entanto, prefere não avançar os nomes dos candidatos cabo-verdianos indicados para comissário da CEDEAO para a área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação, atribuída a Cabo Verde.

A decisão de alargamento do número de comissários, proposta por Cabo Verde, foi ratificada na cimeira de chefes de Estado e de Governo, que a organização sub-regional realizou no passado mês de julho em Abuja (Nigéria).

A ideia desta expansão é permitir que todos os 15 países-membros da CEDEAO possam estar representados no órgão executivo da organização sub-regional.

A escolha das personalidades que poderão representar Cabo Verde na Comissão da CEDEAO foi feita por concurso público em que uma das exigências era o candidato ser da área e ter experiência de decisão ao mais alto nível.

Segundo o cronograma aprovado, os próximos 8 comissários da CEDEAO serão escolhidos numa reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos 15 Estados-membros da organização sub-regional ainda sem data marcada, mas que deverá acontecer em inícios do próximo ano.

O regulamento do concurso estipula que o país de origem do candidato não deve participar na escolha dos seus candidatos.

-0-  PANA  CS/TON 08nov2013


08 Novembro 2013 10:44:10




xhtml CSS