Cabo Verde inaugura primeiro Museu do Mar

Praia, Cabo Verde (PANA) – O  primeiro Museu do Mar de Cabo Verde foi inaugurado esta quinta-feira, na cidade do  Mindelo, na ilha de São Vicente, numa cerimónia presidida pelo ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, apurou a PANA de fonte oficial.

No museu, que ocupa três pisos da réplica da Torre de Belém (monumento aos Descobrimentos portugueses), está exposto a um espólio subaquático composto de extensa documentação e vasta coleção de artefactos recolhidos nas ilhas de Santiago, Boa Vista, Maio, São Vicente e Brava entre 1995 e 2002 pela empresa portuguesa Arqueonautas.

O espólio decorre de 10 naufrágios de navios de nacionalidades portuguesa, inglesa, francesa, norte-americana, dinamarquesa e espanhola ocorridos entre 1743 e 1865.

A edificação do museu, num dos edifícios mais emblemáticos do principal porto marítimo do arquipélago, resultou do envolvimento de instituições como o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), a Universidade do Mindelo (UniMindelo), a Universidade de Cabo Verde (UniCV), a Câmara Municipal, a Agência Marítima Portuária e o Instituto Universitário de Tecnologia e Arte (M-EIA).

De salientar ainda os contributos para o espólio do museu dados por  pescadores da aldeia piscatória de Salamansa, na ilha de São Vicente.

O Ministério da Cultura, entidade que pôs de pé o projeto, considera que a inauguração marca apenas o “primeiro dia de trabalho”, uma vez que se trata de um museu em permanente construção.

A criação de um Museu do Mar em São Vicente vai de encontro à estratégia do Governo, visando a constituição no arquipélago de um Cluster do Mar que, numa primeira fase, deverá concentrar os investimentos naquela ilha.

Também permitirá “mostrar a riqueza e todo o percurso de Cabo Verde no domínio do mar, mas também mostrar que Cabo Verde tem grandes possibilidades nesse domínio e que o país pode ser uma potência marítima, caso consiga desenvolver todos os projetos ligados ao setor marítimo-portuário.

-0- PANA CS/IZ 17abril2014


17 Abril 2014 21:50:44


xhtml CSS